quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Perigo sob nossos pés

Eu estava atrasado, fui verificar se a porta dos fundos da casa estava trancada.
Área, cozinha, porta para o corredor... a chão.
Escorreguei no tapete que fica no corredor na entrada da cozinha. Foi tudo tão rápido, que quando me dei conta, já havia caído feito uma jaca madura, sentindo uma dor absurda na parte proximal e lateral da minha coxa esquerda. A dor era tamanha que eu não conseguia me mexer. A queda foi tão inesperada e rápida, que nem consegui me apoiar, ou tentar me equilibrar para "cair melhor". Estava lá curtindo a dor, tentando entender minha queda enquanto era observado por um de meus cachorros deitado ao longe, quando vi o famigerado tapete. Projetei toda a minha raiva no objeto inanimado e atirei-o longe, enquanto tentava levantar. Fui ao centro da cidade, comprei uma fita adesiva própria para colar debaixo de tapetes e torná-los mais fixos ao chão, consequentemente derrapando menos, e fixei em todos os tapetes da casa.

Por sorte, por ser um jovem hígido, não adquiri nada além de um hematoma e uma dor que ainda incomoda. Mas milhares de idosos sofrem o mesmo tipo de queda que vivenciei por dia, fraturando seus fêmures, bacias, e outros ossos, com difícil recuperação, algumas vezes com necessidade de procedimentos cirúrgicos, e tornando a vida a partir dali com restrições, limites e dores constantes.

Providencie amanhã mesmo em sua casa a retirada de tapetes que não estejam fixos, ou adapte-os de forma a não deslizarem utilizando materiais existentes em lojas especializadas. 

A prevenção é o melhor remédio. Aconteceu comigo, acontece com milhares por dia e pode vir a  acontecer em breve com você!

Um comentário:

Pim disse...

Espero que se cure rápido.