sexta-feira, 16 de abril de 2010

Demônios!

No último domingo eu estava de plantão. À noite estava lendo sobre um avanço na Classificação Internacional das Doenças (CID - 10), que rotula, sob o código F44.3, o chamado "Estado de Transe e de Possessão". Trata-se de um transtorno caracterizado por uma perda transitória da consciência da própria identidade pessoal quanto da consciência plena do ambiente. Devem ser incluídos nesse diagnóstico somente os estados de transe involuntários e não desejados, excluídos aqueles de situações admitidas no contexto cultural ou religioso do sujeito.


Ou seja: um indivíduo que ouça e veja os espíritos, ou que incorpore espíritos "voluntariamente", não é considerado doente, nem psicótico. E o mais interessante: um indivíduo que esteja sendo obsediado, que esteja "possuído" (como nos filmes "O exorcismo de Emily Rose" ou "O exorcista"), esses também não são considerados psicóticos, e sim com uma doença, um agravo de saúde, podendo ser classificado no CID-10 dentro deste espectro. Achei isso fantástico! Muito bom.
Lembremos que eu estava no meu plantão. Fui dormir. 5 da manhã fui acordado pelo enfermeiro para avaliar um rapaz que havia se cortado. Cheguei na sala de sutura, olhei o corte na perna, com uns 5 cm de largura e meio centímetro de profundidade. Perguntei:
- Rapaz! Como você fez isso aqui?
- Tenente, se eu te contar o senhor não vai acreditar.
- Conte! Garanto que vou!
- Eu moro com meus pais. Acordei gritando e me dei conta estava com o meu terçado (facão) na mão, a bainha na outra, ainda deitado na cama, e já estava com a perna cortada e sangrando! Foi obra do demônio que me possuiu! (Com a cara transfigurada de medo).
- Fica tranqüilo, o senhor vai levar uns pontinhos, coisa rápida!

Pedi para o enfermeiro limpar a ferida enquanto eu ia rapidamente ao banheiro lavar o rosto para acordar. Caminhei até o longo corredor do Posto Médico pensando na história do demônio. Quando eu coloquei o rosto no corredor levei um rasante de um morcego de um palmo e meio de comprimento! Recuei assustado, e o morcego continuou seu vôo até o fim do corredor, desaparecendo de minha vista ao fazer a curva na recepção. Em 8 meses neste posto, nunca havia visto um morcego entrar ali. Logo pensei: foi mesmo coisa do demônio! Por que? Bem...

Para identificar a presença de uma possessão, alguns ítens são observados. Um deles é a presença de animais sinistros ou insetos junto ao "candidato". 

Se acredito nisso? Parcialmente. Sou espírita e budista. Acredito na obsessão como a influência de espíritos vingativos, mal-feitores, obcecados, viciados... enfim, numa aproximação com intenções negativas e prejudiciais na maioria das vezes. Mas que fala de obsessão, possessão, encosto... está falando da mesma coisa, mas com explicações distintas para o fenômeno. Assim como a sua forma de resolução. O exorcismo católico, ou de outras religiões (em voga mais do que nunca, veja AQUI) não é efetivo, em meu ponto de vista, como é a ação de desobsessão. Esse assunto é complexo, e não pretendo esgotá-lo em um único post!

Um amigo me perguntou: mas como você explicaria o ocorrido sem envolver explicações sobrenaturais? Falei que estava apresentando fatos. dentre as explicações, o que dizer? Epilepsia? Surto psicótico? Ou o diagnóstico que existe no Código Internacional das Doenças utilizado no mundo todo: "estado de transe ou possessão"?

Mais vale o ensinamento de meu velho mestre de psiquiatria da UFF, quando o confrontei numa das primeiras aulas do curso sobre a origem das vozes ouvidas pelos psicóticos: "um bom psiquiatra dá o anti-psicótico e encaminha para um bom centro espírita!"



Crux sacra sit mihi lux 

Non draco sit mihi dux

Vade retro satanás
Nunquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas
Ipse veneno bibas

2 comentários:

Vanessa disse...

sabe Deus o que ele bebeu, fumou ou usou antes de se cortar...rsrsrs
ei,eu gosto de morcegos...(só pra ser do contra)!kk
Adorei seu blog!farei outras visitas com certeza!
bjs

Paula Estrela disse...

Ufa!!!!!!!!Ainda bem que eu estou longe!!!!kkkkkkk...Adoro suas postagens Tiago!!!!!