segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sangue de Creutzfekdt Jakob tem poder

Essa semana eu foi doar sangue no Hospital Regional de Tefé.

A primeira etapa foi fazer a "Triagem Clínica do Doador", respondendo um questionário do HEMOAM (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas), com aquelas perguntas clássicas do tipo "Está alimentado?", "Fez tatuagem?", "Recebeu transfusão...?", e assim por diante.


O ítem 26 me deixou intrigado. Ei-lo exatamente como na ficha:

26) Doença de CREUTZFELDT JAKOB 
(Encefalopatia espongiforme humana e suas variantes) - Doença da VACA LOUCA
A) Tomou hormônio de crescimento de origem humana? (  ) Sim (  ) Não
B) Fez transplante de córnea?  (  ) Sim  (  ) Não
C) Permaneceu no Reino Unido ou na República da Irlanda por mais de seis meses de forma cumulativa após 1980?  (  ) Sim (  ) Não

 
(Retrato falado da "Vaca Louca")

Na hora eu fiquei muito confuso com a pergunta, pois além da moça que estava me entrevistando não conseguir ler a pergunta direito, eu fiquei tentando entender o que o Reino unido e a Irlanda após a década de 80 tinham a ver com a minha doação de sangue. Depois, já em casa, compreendi que a doença da vaca louca tinha mais incidência nestes locais...

Mas fiquei com pena de possíveis indivíduos que utilizaram hormônio de crescimento na mesma época que  fizeram transplante de córnea na Irlanda após terem passado férias no Reino Unido na década de 80. 
Eles jamais poderão doar sangue, coitados.

(Retrato falado do indivíduo que utilizou hormônio de crescimento e fez transplante de córnea na Irlanda na década de 80. Ele não deve doar sangue jamais.)


Se você quer saber mais sobre a doença de CREUTZFELDT JAKOB, visite o link: http://anatpat.unicamp.br/taneuprion.html


"O kuru, descrito em uma tribo na Nova Guiné, é uma forma de demência progressiva associada a ataxia e tremores (kuru, na língua indígena, significa tremor). Os nativos praticavam o canibalismo ritual, sendo a doença transmitida por este modo. O cérebro era particularmente apreciado e reservado às mulheres. A abolição do costume levou à virtual erradicação do kuru. As lesões lembram as da doença de Creutzfeldt-Jakob, com encefalopatia espongiforme predominando no cerebelo e formação de placas de amilóide no tecido nervoso."

O EREMITHA adverte: se você foi à Nova Guiné e comeu cérebro humano, por favor, não doe o seu sangue, ok? Eles não perguntam nada na triagem sobre a Nova Guiné e canibalismo. Um absurdo! ;-)

Um comentário:

Andreia_LB disse...

Muito legal seu blog...eu sou nova em blogs e tals ainda estou aprendendo a arrumar o meu...
jah add